A verdade sobre o RAP ter nascido no Brasil

 



Hoje vou contar a verdadeira origem do rap e onde ele foi inventado, a história oficial com o nome de ritmo e poesia, é muito bonita, mas não corresponde à realidade.

Na verdade o rap foi uma das apropriações culturais mais bem sucedida pelos americanos, tanto que a maioria dos brasileiros até acreditam na história oficial.

Mas, o rap nasceu no Brasil e posso provar, mas especificamente na região do nordeste brasileiro, uma região que sofre muito preconceito por outras regiões do Brasil, que é tida como a mais atrasada, caipira, e pobre, onde o sotaque é muito discriminado e feito como chacota na mídia brasileira.

Então, não é de se espantar que numa região com tanto preconceito, uma informação como essa jamais tenha sido examinada, mas não contavam com meu olhar observador e pesquisas históricas.

Há dois ritmos bem antigos no Brasil, a Embolada e o Repente, esses dois ritmos tem origem nas misturas de ritmos dos cantadores medievais, canto indígena e africanos.


Vamos as definições da wikipedia desses ritmos consultada hoje no Brasil.

《《Repente é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantores acompanhados por violas na afinação nordestina. 

Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".[ A origem do repentista brasileiro tem suas raízes na região de Teixeira, na Paraíba, século XIX.


O repente possui diversos modelos de métrica, predominando os versos heptassílabos e decassílabos. A rima usada é a rima perfeita. 》》

《《Embolada, é uma espécie de arte surgida no Nordeste do Brasil, onde é especialmente popular. Consiste em uma dupla de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados a dupla com versos rimados. O parceiro deve improvisar uma resposta rápida e ao mesmo tempo bem bolada. Caso não consiga, seu par é coroado triunfante.》》

Nesses ritmos a métrica, rimas, freestyles e desafios de cantadores deram origem ao rap. Observe na sutileza do nome Repente, que as tres primeiras letras se pronunciam igual ao rap americano. Coincidência? Não, apenas a verdadeira origem.

Sabemos que anos atrás  a cultura brasileira estava na moda nos Estados Unidos com vários documentários e música brasileira tocando nesse país, inclusive com acordos entre governos, mas também não podemos desprezar que algum americano pode ter visitado o Brasil e se inspirado como já aconteceu nos diversos casos de plágio que artistas brasileiros sofreram ao longo dos anos. Até mesmo essa influência brasileira foi citada no filme Beats da netflix.


Agora imagine esses gêneros musicais quase feito por anônimos brasileiros de uma região discriminada no próprio país, mas o nome rap e a mesma maneira de cantar deixou evidências e coincidências demais para negar.

Não desprezo o valor dos artistas americanos ao adaptarem e evoluirem muito o rap como parte de sua cultura, mas os brasileiros já faziam suas rimas e desafios um século antes. Aliás rap não, rep com E de repente.



Comments

More Seen